top of page

Mande para longe o hábito de lucros e fluxos de caixa

  • Foto do escritor: Ismael Santos
    Ismael Santos
  • 19 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de abr.

Independentemente de quão importantes os lucros ou os fluxos de caixa possam ser, eles não possuem utilidade como medida de desempenho e valor.


Em muitas empresas, enfatizam-se de modo equivocado objetivos financeiros e medidas de desempenho baseados em um modelo contábil ultrapassado. Os administradores são recompensados por seus esforços de maneira imprópria e, em muitos casos, inadequada.

Isso tem levado empresas à ruína e impedido tantas outras de gerar verdadeiro valor para seus acionistas.


O uso de metas orçamentárias e de indicadores como lucro, fluxo de caixa e até mesmo medidas de rentabilidade e retorno como base para avaliação de desempenho e pagamento de bonificações para executivos é um vestígio de um modelo de gestão ultrapassado, ainda muito utilizado, mas que deveria ser extinto imediatamente.


Somente quando o fluxo de caixa é considerado ao longo de toda a vida do negócio, e não em um dado ano, ele se torna uma medida importante. Enquanto as empresas investirem em projetos lucrativos – aqueles com retorno acima do custo de capital – quanto mais investimentos forem feitos, e portanto mais negativo for o fluxo de caixa líquido das operações no curto prazo, mais valor terá a empresa.


Tais problemas exigem abordagens de gestão financeira profundamente diferentes das práticas correntes, necessitando uma verdadeira revolução na maneira de pensar a gestão das organizações e nos modelos contábeis tradicionais.


O principal objetivo de uma empresa deve ser maximizar seu valor de mercado atual. A administração deveria focar na maximização de uma medida denominada Valor Econômico Agregado (EVA), que é o lucro operacional menos o custo de todo capital empregado para gerar esse lucro.


Este é o único modelo capaz de fazer com que os executivos se comportem verdadeiramente como donos da empresa, experimentando a emoção da vitória e a agonia da derrota, bem como o risco e o retorno, mesmo sem possuírem qualquer fração da empresa.


O EVA aumentará se o lucro operacional puder crescer sem necessidade de mais capital, se novo capital for investido em projetos que rendam mais do que o custo desse dinheiro ou se o capital puder ser remanejado ou liquidado de atividades que não gerem retornos adequados. A busca por valor direciona recursos escassos para um uso mais racional e negócios mais produtivos.


Por essas e outras razões, o EVA é a medida ideal para estabelecer a estratégia do negócio, realizar aquisições e vendas, definir métodos contábeis, estruturar o capital, determinar a política de dividendos, avaliar o desempenho e, o mais importante de tudo, definir políticas de remuneração e planos de bonificações. 


Deve-se abandonar os conceitos de lucro, lucro por ação, crescimento dos lucros, dividendos e até mesmo fluxo de caixa. Eles são, fundamentalmente, medidas deficientes de desempenho e valor. O que realmente importa é o EVA.


Porém, a ausência de conhecimento por parte de acionistas e analistas – aqueles mesmos que deveriam entender do assunto –, a falta de firmeza dos executivos e o corporativismo enraizado, que perpetua a mediocridade e impede qualquer mudança significativa na forma como a gestão é avaliada, tornam qualquer avanço muito difícil.


Como consequência, cada vez mais raras são as empresas que realmente geram valor. Basta analisar o contexto das empresas brasileiras.


O demonstrativo a seguir apresenta o comportamento de três empresas ao longo do tempo. Fica evidente que, no longo prazo, a SIGMA (um caso raro) é a empresa que se torna mais valiosa, provando matematicamente o que foi descrito neste artigo. Temos aqui também a evidência de que o modelo contábil tradicional é ineficaz.



 
 
 

Комментарии


Nascemos para potencializar a criação de valor

Conte com a Altoris para que seu negócio não apenas prospere no presente, mas continue a crescer e a se destacar no futuro.

Altoris Logo

Onde estamos

Rua Mostardeiro, 777, Sala 1401
Ed. Green Office, Porto Alegre/RS
CEP: 90430-001

Contato

+55 51 3017.1251

Redes Sociais

  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn

Fale com nossa equipe.

Obrigado.

Em breve retornaremos seu contato.

© 2025 Altoris Estratégias de Valor. Todos os direitos reservados.

bottom of page