Sobrevivência Vs. Prosperidade: uma complexa equação em tempos de incertezas
- Ismael Santos
- 26 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2023
Segundo a Serasa Experian, o endividamento empresarial no Brasil cresceu 10,8% em 2023, com um aumento de 59,6% nos pedidos de recuperação judicial até agosto, totalizando 830 solicitações.
Esse panorama de instabilidade deve permear a vida das organizações de forma cada vez mais dinâmica e reforça a necessidade de estratégias eficazes para enfrentar os desafios econômicos atuais e futuros.
A sobrevivência e a prosperidade empresariais exigem decisões rápidas e precisas, visando à geração de valor para o acionista. A alta gestão deve adotar uma abordagem crítica, ágil e cuidadosa para revisar resultados e implementar mudanças essenciais.
Empresas que efetivamente equilibram objetivos de curto e longo prazo e alinham a alta gestão com os acionistas em torno de uma agenda de valor sustentável se destacarão.
A seguir, algumas das práticas recomendadas para superar estes desafios e fortalecer a relação entre gestão e acionistas:
Estratégia Clara: Definir as estratégias para o curto, médio e longo prazo e compartilhá-las com todos os stakeholders para assegurar alinhamento e transparência.
Monitoramento e Avaliação: Organizar reuniões periódicas para avaliar o desempenho, monitorar iniciativas estratégicas e debater situações críticas.
Comitês Especializados: Estabelecer comitês específicos para abordar assuntos estratégicos com maior profundidade.
Preparação do Conselho: Assegurar que acionistas, membros do conselho e da alta gestão estejam bem preparados, com fatos e dados relevantes, para que possam contribuir significativamente com as discussões, trazendo novas ideias e perspectivas.
Em tempos de incertezas torna-se fundamental desenvolver um modelo decisório que facilite o entendimento das condições atuais e das implicações de cada decisão para a viabilidade de longo prazo.
Isso permite avaliar cada decisão de maneira crítica, alinhando a alta gestão aos objetivos dos acionistas e garantindo o crescimento estruturado e a sustentabilidade do negócio.
Comments