top of page

O desafio da geração de valor ao acionista

  • Foto do escritor: Ismael Santos
    Ismael Santos
  • 27 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Ainda persiste uma resistência considerável à ideia de que a geração de valor para o acionista deve ser a prioridade central nas empresas. Enquanto as grandes empresas parecem estar assimilando essa mensagem, muitas médias e pequenas empresas parecem ignorar essa realidade ou agir como se não a percebessem.


A falta de compreensão por parte dos administradores, a ausência de sistemas e uma mentalidade gerencial inadequada para competir em um mercado global e altamente competitivo podem levar essas empresas a um rude despertar quando a nova realidade se impuser.


Embora os administradores sintam uma pressão crescente para gerar valor, quase sempre não dispõem do conhecimento e das ferramentas necessárias. Muitos não possuem a linguagem da criação de valor, ou seja, a capacidade de direcionar a estrutura interna e convencer os fornecedores de capital de que seus investimentos serão produtivos e lucrativamente empregados pelas companhias.


Administradores que não conseguem cumprir essa tarefa podem ver suas empresas ficando em desvantagem competitiva na busca por capital global. É essencial que aprendam a navegar nos turbulentos mercados competitivos de capitais, ou correm o risco de serem substituídos por gestores que sabem fazer isso.


A criação de valor para o acionista deve ser o cerne da gestão empresarial. Isso implica que todos os processos e sistemas da empresa devem ser direcionados para um programa abrangente, considerando elementos como planejamento estratégico, alocação de capital, orçamentos operacionais, mensuração do desempenho, remuneração dos administradores, comunicação interna e comunicação externa com os mercados de capitais.


Muitos executivos são remunerados para alcançar metas distintas da criação de valor, como participação de mercado, crescimento de volumes, EBITDA ou as velhas e sempre presentes "razões estratégicas".


O resultado disso tem sido a destruição sistêmica de valor em muitas organizações.

 
 
 

Comments


Nascemos para potencializar a criação de valor

Conte com a Altoris para que seu negócio não apenas prospere no presente, mas continue a crescer e a se destacar no futuro.

Altoris Logo

Onde estamos

Rua Mostardeiro, 777, Sala 1401
Ed. Green Office, Porto Alegre/RS
CEP: 90430-001

Contato

+55 51 3017.1251

Redes Sociais

  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn

Fale com nossa equipe.

Obrigado.

Em breve retornaremos seu contato.

© 2025 Altoris Estratégias de Valor. Todos os direitos reservados.

bottom of page