O desafio da geração de valor ao acionista
- Ismael Santos
- 27 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Ainda persiste uma resistência considerável à ideia de que a geração de valor para o acionista deve ser a prioridade central nas empresas. Enquanto as grandes empresas parecem estar assimilando essa mensagem, muitas médias e pequenas empresas parecem ignorar essa realidade ou agir como se não a percebessem.
A falta de compreensão por parte dos administradores, a ausência de sistemas e uma mentalidade gerencial inadequada para competir em um mercado global e altamente competitivo podem levar essas empresas a um rude despertar quando a nova realidade se impuser.
Embora os administradores sintam uma pressão crescente para gerar valor, quase sempre não dispõem do conhecimento e das ferramentas necessárias. Muitos não possuem a linguagem da criação de valor, ou seja, a capacidade de direcionar a estrutura interna e convencer os fornecedores de capital de que seus investimentos serão produtivos e lucrativamente empregados pelas companhias.
Administradores que não conseguem cumprir essa tarefa podem ver suas empresas ficando em desvantagem competitiva na busca por capital global. É essencial que aprendam a navegar nos turbulentos mercados competitivos de capitais, ou correm o risco de serem substituídos por gestores que sabem fazer isso.
A criação de valor para o acionista deve ser o cerne da gestão empresarial. Isso implica que todos os processos e sistemas da empresa devem ser direcionados para um programa abrangente, considerando elementos como planejamento estratégico, alocação de capital, orçamentos operacionais, mensuração do desempenho, remuneração dos administradores, comunicação interna e comunicação externa com os mercados de capitais.
Muitos executivos são remunerados para alcançar metas distintas da criação de valor, como participação de mercado, crescimento de volumes, EBITDA ou as velhas e sempre presentes "razões estratégicas".
O resultado disso tem sido a destruição sistêmica de valor em muitas organizações.
Comments